domingo, 18 de novembro de 2007

Corpo e Ciberespaço


1) Como as representações do corpo interferem na sociabilidade no ciberespaco?

Existem n maneiras de alguém criar seu "espaço" na rede, seja por orkut, fotolog's
, myspace, second life, blog's e afins. Através desse espaço, o usuário é quem ele quer ser: ele mesmo ou alguém irreal. Essa escolha trás a possibilidade da pessoa obter diversos retornos, sejam eles negativos ou positivos. Pode ser polêmico ou não, pode ser um santinho ou pode virtualizar a sua vida da forma como é no ciberespaço, o fato é que independente do que for, sempre haverá alguém ou algum grupo que se encaixe ou que chegue próximo desse perfil, podendo assim alcançar uma certa popularidade.

2) Como as
relações do corpo com a tecnologia podem refletir o sujeito na pós-modernidade?
Quando li esse pergunta o primeiro exemplo que me veio é o da Suzana Vieira que comentaste na aula. É um exemplo nato. Enxuta. Corpo de 20, melhor do que de muita guria rata de academia. Hoje em dia só é ruinzinha de corpo a rica que quer, quem tem dinheiro pode sair do feio pro bonito, do gordo para o sarado.
Possibilidades a
parte, a tecnologia é a que constrói, mas é também a que destrói. A cada dia mais estamos tendo mais facilidade de fazermos tudo, sem precisarmos de tanto "movimento".

3) Pode-se dizer que o corpo é virtualizado no ciberespaço? Por quê?
Essas novas tecnologias como LCD te
m causado uma certa dificuldade para isso! :)
Mas o corpo é virtualizado sim, pois a partir do momento em que se insere nesse ambiente, conseqüentemente se virtualiza. Exemplos: fotos no msn ou em fotolog...


4) Pode-se dizer que chats, fotologs, weblogs e perfis do orkut refletem as relações com o corpo da mesma maneira? Explique.
Não. Cada um
é de uma maneira diferente, embora todos se encontrem na rede. No orkut por exemplo, a forma como o usuário se representa é como um 'cartão de visitas': tem a sua foto do perfil, o álbum com direito a zilhões de fotos, suas comunidades que demonstram suas preferências, suas escolhas de completar as perguntinhas do perfil e os seus amigos para aceitar ou adicionar. O fotolog por sua vez trás mais a virtualização da foto em si, podendo o usuário deixar claro o tipo de personalidade que tem, já que o fotolog dá espaço para a foto e o texto. Tratando-se de blogs, a idéia fica mais ampla: pode-se ter um blog pessoal, por exemplo, onde eu coloco minhas questões relacionais, xingo meu ex namorado, boto a boca no trombone, falo tudo e mais um pouco, coloco imagens minhas e da internet, colo coisas que eu achei interessantes, enfim.. é o meu espaço, mas o principal do blog mesmo é o texto, possui uma estrutura boa pra isso. Há pessoas que tem o seu blog "pessoal" e outro que fale sobre assuntos especificos, como é o caso de blogs de culinária, cinema, jogos, música, etc. Eu por exemplo, possuo o meu pessoal e esse da matéria :). Sobre chats, o objetivo mesmo é bater papo, seja à procura de algo sério ou como conversas superficiais, sem compromisso.

******************************************************************
****************

1. Escolher um site e criar um avatar seu e de um colega:


Legenda: As quatro primeiras: eu (nem tão parecida assim, mas sempre vale a intenção) e por último: Vanessa! \o/

2. Responde
r:
De que maneira o ava
tar relaciona-se com o seu original?

O avatar nada mais é do que a identidade do seu criador. Através do meu avatar eu posso me representar da maneira como realmente sou, como posso modificar algumas imperfeiçõezinhas por inconformidade com a minha realidade. Alguns, por sua vez, tentam virtualizar da forma mais aproximada do real e acabam colocando no avatar suas caracteristicas mesmo, ou seja, se eu tenho um narizinho maior que o normal, posso colocar ali que tá tudo bem, afinal, o avatar está me representando no ciberespaço. Nesses que fiz, por exemplo, tentei de alguma forma sutil declarar simples caracteristicas minhas: amo fotografia, me coloquei com uma câmera; estou sempre no computador, me fiz mexendo em um. Já a Vanessa, curte um rock (coisa boa \o/), coloquei a blusa para demonstrar, normalmente não sorri, fiz uma carinha mais emburrada... ;P
Através do avatar, o usuário também pode ir a lugares que nunca foi, mas sempre teve vontade... é bem divertido. Eu por exemplo, já esti
ve na África \o/ :)

Discuta, a partir dos avatares criados, como as representações do eu na internet representam a pós-modernidade.

O avatar pode ser
descentralizado do seu criador. Os usuários representam diversos papeis sociais no mundo real e seus avatares, no mundo virtual.

Pode-se dizer que o avatar é uma virtualização? Explique:

Claro. O avatar é a minha representação no ciberespaço, ou seja, a pessoa virtualizada. :)

Encontre um exemplo de ciborgue na rede e um de pós-h
umano. Explique-os.

CIBORGUE:

A foto à esquerda se auto-explica. Ciborgue protético. A tecnologia substituindo nosso corpo.
Na minha foto pode-se perceber o uso de óculos. Fico muito tempo no computador e necessito descansar "meus olhares" :)

PÓS-HUMANO:
Idéia de que a tecnologia vai permitir que eu não morra. Possuí um amigo que já faleceu há mais de um ano e até hoje a familia mantém sua página no orkut. Ele ainda recebe
mensagens diariamente por amigos, o engraçado é que, segundo a família, nenhum depoimento chegou. Na verdade, as pessoas têm noção disso, sabem que o cara não está lendo, mas mesmo assim, acabam deixando um "Vá em paz, sinto saudades" e coisas do tipo.

De que maneira o pós-humano relaciona-se com o virtual? Explique.

O virtual está representando a minha identidade no ciberespaço, é como uma representação minha na rede, portanto o pós-humano, o qual trás a idéia de 'permanecer', de alguma forma vai enxergar aquela minha virtualização como algo real, embora seja simbólico. O exemplo básico é de sites de ídolos que já morreram ou principalmente perfis de qualquer pessoa falecida: as pessoas se identificam com aquela virtualização e agem como se o individuo, de alguma maneira, conseguisse receber aquelas mensagens.

Como o ciborgue e o avatar diferenciam-se?
O ciborgue precisa de algum tipo de tecologia para sobreviver, já o avatar é uma representação de alguém no mundo virtual.

Nenhum comentário: