quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Redes

> Analisar um dos exemplos abaixo:
Fotolog.com
Orkut
Blogs


a) Que tipo de rede é? Explicar.
O orkut é uma rede com características do modelo "Mundos Pequenos". Através dele, o usuário está ligado a vários outros que também se encontram cadastrados. Existem os laços fortes (amigos mesmo) e os laços fracos (conhecidos).

b) Quais são os nós? E as conexões?
Os nós são os usuários, os amigos.
Conexões são as comunidades, os scraps.

> Explique como a teoria da "cauda longa" pode aparecer na web. Dê exemplos.
Os sites têm seguido o modelo da "Cauda Longa" pois além de venderem algo de consumo com grande procura, acabam lucrando. É um modelo que quebra muitos padrões e atinge uma grande massa formada por grupos pequenos, pois esta parcela vai ao encontro de seus próprios interesses.

Existe também os conhecidos programinhas de baixar músicas, filmes, videos e afins. Um exemplo simples é o emule, um compartilhador de arquivos extremamente usado pelos internautas. Através dele, pode-se conseguir muito rápido aquela música nem tanto conhecida (pois alguém que gosta da mesma banda, disponibilizou a música para download), ou até mesmo o filme que está rolando no cinema. Basta instalar e baixar o que quiser; é claro que nem sempre o usuário se encontrará satisfeito. Quem dá a certeza de que todas suas buscas serão saciadas? Mas com o avanço da banalização de tanto arquivo, com uma boa paciência e boa vontade do consumidor, dá pra encontrar bastante coisa sem precisar sair de casa e o melhor: sem gastar dinheiro. :)


> Encontre pelo menos dois "hubs" na rede. Explique-os:
O fotolog da Marimmoon (ganhou uma fama e acabou fazendo até comerciais de tv) é um grande exemplo de conector. Existe um acelerado número de comentários pelos visitantes (membros de fotologs que postam), sem contar na quantidade de internautas que acessam para dar aquela "espiadinha" sem compromisso. Além disso, os contatos que são favoritos do fotolog "famoso" também podem ganhar um certo 'status' por fazerem parte dos 'favoritos' dela, pois estão ali, como vitrine.

O clássico google é um grande conector também. É acessado demais e, através da busca, o usuário é encaminhado a uma série de sites depois de escrever a "palavra-chave" a ser pesquisada.

Um comentário:

raquel disse...

Ótimas respostas! :)