quinta-feira, 16 de agosto de 2007

HIPERTEXTO e OUTRAS ATIVIDADES (começando de novo)

Exploratório: Não dá possibilidade de participação e o site é visto como um guia de informações. A pessoa obtém várias informações através da página, mas não a modifica.
Ex.: sites de noticias: uol.

Construtivo: Além de informar, tráz a possibilidade de interação. A pessoa pode adicionar comentários, opiniões e afins. Exemplos como o site da wikipédia ou blogs.

Associativo: Leva diretamente para a informação desejada.

Ex.: Site de notícias, como o G1.

Estrutural: Organiza as informações contidas no site.

Ex.: O site Uol possui a lista de determinados assuntos.


Características do hipertexto

Multilinear: Muitos caminhos, várias possibilidades, porém são pré-determinadas pelo criador do hipertexto. Não há interferência, apenas escolha.

Ex.: sites de jogos como o Grow.

Não-linear: Sem regras, você é o dono e o criador do caminho.

Ex.: Página pessoal.

Modularidade: Cada informação unida se torna em algo maior, com um maior sentido.

Ex.: Meu blog da disciplina. Cada aula, uma lição. Ao total, serão muitas informações envolvendo a Comunicação e a Multimidia :)

Estrutura de rede: Possui a capacidade de interconectar informações.

Ex.: o nosso clássico Google.

Utilizando a Ficção hipertextual encontrada na gincana (aula prática anterior), explicar:

A ficção encontrada é Multilinear, Linear ou Não-linear? Justifique.
Multilinear. Tudo já está pré-programado e o jogador não pode usar os seus próprios caminhos. Não se pode criar nenhuma estratégia para chegar até o final, e sim, seguir as "regras."

Blogs são exemplos de escrita coletiva? Explique.
Pode-se dizer que na maioria das vezes sim, pois eles dão a possibilidade de comentários. Determinados blogs podem ser considerados "textos em conjunto" pois possuem mais de um autor.

Fotologs são exemplos de virtualização? Explique.
Sim, a partir do momento em que o internauta assume uma outra identidade e passa essa 'realidade' para o mundo virtual.

Um comentário:

raquel disse...

Vamos que vamos, então. :)